
ORDEM DO TEMPLO DE SÃO MIGUEL (OTESMA)
Ordo Templi Sancti Michael Archangeli - O.Te.S.M.A
Como as igrejas históricas (ICAR, do Patriarcado Ecumênico e Anglicana), as comunidades católicas independentes também possuem, algumas vezes, ordens religiosas próprias.
Essas ordens religiosas quase sempre são muito parecidas com as homólogas católicas, talvez com algumas características próprias como:
-
Os membros dessas ordens podem constituir família, caso queiram;
-
Podem ter uma vida comum em relação à estudos e trabalho, como seculares.
A diferença é que essas pessoas que fazem a profissão de votos dentro das ordens das comunidades independentes integram no seu dia-a-dia uma rotina religiosa: celebram horas canônicas, fazem orações devocionais e contemplativas, se dedicam às leituras bíblicas e espirituais (da doutrina dos Santos da Igreja) e buscam viver a Caridade perfeita através da profissão do espírito de castidade, pobreza e obediência.
Por que viver o "espírito de" e não os votos, de forma integral? Castidade, pobreza e obediência demandam vocações específicas. Nem todos nascem para o celibato, para a pobreza austera ou obediência religiosa aos pés de um bispo ou prior.
A Castidade exigida na nossa Ordem é a de acordo com sua condição de vida. Aconselhamos que a vida sexual seja praticada dentro de uma relação de amor autêntica, entre duas pessoas em um relacionamento estável, relação essa hetero ou homossexual. A castidade celibatária é para os que sentem que possuem vocação para isso. Não temos expectativa (nem tempo e nem vontade) de controlar a vida sexual de nossos Seculares. Cada um faça o que achar que deve naquele momento, sempre levando em conta com o que se compromissou de verdade: a Boa-Nova de Cristo.
O voto de pobreza demanda ainda que o candidato more em uma comunidade, na maioria das vezes. Isso é, em um convento ou mosteiro, onde pode ter todas as suas necessidades atendidas pelo orçamento da instituição. Não é nosso caso. A E.C.A. não possui estrutura para atender um carisma desse porte, não possuímos prédios conventuais ou monásticos onde a gente possa acolher um candidato para os votos de pobreza.
E em relação a obediência? Nos votos, pede-se que o candidato concorde na obediência ao prior dos Carmelitas Seculares de Santo Alberto, através da Regra. Obediência na OTESMA é aquela a que se vinculou na Regra, por vontade própria, e não à submissão às vontades de um indivíduo, em específico. Esse tipo de obediência cabe em uma comunidade monástica, onde para fins de organização, a palavra de um abade, prior, etc é acatada como ordem. Não vivemos sob tais circunstâncias, por isso a Obediência aqui é o cumprir dos deveres religiosos que se vinculou na Profissão.
Entre os Seculares da Confraria só existe duas etapas: o Noviciado e a Profissão Temporária.
O Noviciado acontece quando o candidato entra em contato com a Ordem e pede para ser acolhido. A cerimônia acontece via WEB, com uma oração invocatória de um nossos bispo sobre o candidato que se compromete a integrar a Regra a própria vida cotidiana. O noviço tem seis meses para fazer o discernimento (podendo ser prorrogado por mais seis meses) antes de se comprometer de fato com a Regra, na Profissão Temporária.
A Profissão Temporária acontece de forma regular transcorrido seis meses da celebração da oração invocatória do bispo sobre o noviço. Ao final desses seis meses, ele pode optar ou não pela Confraria ou pedir mais seis meses de tempo de discernimento.
A Profissão Temporária acontece na Capela do bispo Primaz da E.C.A. e prior da Ordem, no município de Dois Córregos – SP . É necessário se deslocar para lá para a tomada de hábito.
A Profissão Temporária dura um ano completo. A cada ano precisa ser renovada aos pés do bispo primaz – também pelo prazo de mais um ano.
Por que não celebramos Profissão Perpétua? Profissão Perpétua demanda maior discernimento vocacional (em média cinco anos) e um alto nível de comprometimento do candidato em matéria de vida espiritual. Como não conseguimos atender a direção espiritual desses indivíduos nesse nível, e para evitar leviandade nas promessas (de ser fiel a Regra até a morte) não promovemos essa vocação na Confraria. Há a opção de ir renovando anualmente os votos, por quanto tempo achar conveniente.

REGULA VITAE DOS PADRES DA E.C.A.
Regra de Vida dos Confrades da OTESMA
Própria para os fiéis ordenados (diáconos, presbíteros e epíscopos)
-
Oração do ângelus pela manhã (entre as 05h e as 07h), ao meio dia e ao fim da tarde (entre as 17h e as 19h);
-
Ler e meditar o Evangelho do dia;
-
Fazer pelo menos 30 min de leitura espiritual;
-
Rezar entre 33 e 300 vezes: a oração do coração: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador";
-
Presbíteros e epíscopos: celebração de ao menos uma missa semanal;
-
Opcional: usar o Es
-
Opcional: Celebrar as horas canônicas: Laudes (06h00), Vésperas (18h00), Completas (21h00) e Ofício de Leituras (meia-noite ou qualquer hora do dia).
ROTINA DE UM PADRE DA E.C.A.
Oração e trabalho. Vida espiritual e compromissos do cotidiano não se separam na vida de um espiritual.
• 06h30: Ângelus
• Invocação de São Miguel Arcanjo
• Atividades do dia-a-dia
• 12h00: Ângelus
• Lectio Divina (Leitura meditada do Evangelho do dia, não passa de 15 minutos de atividade)
• Atividades do dia-a-dia
• 18h30: Ângelus
• Atividades do dia-a-dia
• 21h00: Oração do Coração (33 repetições não ultrapassam 15 minutos de atividade)
• 21h30 até as 22h00: Leitura espiritual

HORARIUM - CONFRADE SECULAR
Próprio para os fiéis leigos (não ordenados)
• Oração do ângelus pela manhã (entre as 05h e as 07h), ao meio dia e ao fim da tarde (entre as
17h e as 19h);
• Ler e meditar o Evangelho do dia;
• Fazer a invocação de São Miguel Arcanjo;
• Rezar 33, 66 ou 99 vezes: a oração do coração: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tende
piedade de mim, pecador";
• Confessar pelo menos uma vez por ano e comungar no Domingo de Páscoa;
• Opcional: usar uma medalha benta com a efígie de São Miguel Arcanjo ou de Nossa Senhora.

SOU SECULAR, TENHO UMA VIDA "COMUM", COMO POSSO TER UMA ROTINA RELIGIOSA?
Abaixo indicamos uma forma de aplicar de forma simples e objetiva a Regra do Confrade leigo. Os horários são propositivos, e o religioso pode alterar da forma que achar conveniente (desde que acordado com o Prior previamente).
• 06h30: Ângelus
• Invocação de São Miguel Arcanjo
• Atividades do dia-a-dia
• 12h00: Ângelus
• Lectio Divina (Leitura meditada do Evangelho do dia, não passa de 15 minutos de atividade)
• Atividades do dia-a-dia
• 18h30: Ângelus
• Atividades do dia-a-dia
• 21h00: Oração
