top of page
626px-Gesupietrochiave.jpg

+ DOM JÚLIO CEZAR DA SILVA

 ☨Tau Agnus

Bispo primaz da Ecclesia Catholica Apostolica e Prior da Ordem do Templo de São Miguel Arcanjo

Dom Júlio é o bispo fundador da comunidade. Ele mesmo vem de uma comunidade católica independente, e é depositário da Sucessão Apostólica que fundamenta a vida sacramental na E.C.A.
Dom Júlio recebeu através de duas consagrações episcopais (a segunda sub conditione) diversas linhas de Sucessão Apostólica, oriundas do catolicismo romano, de igrejas ortodoxas, de igrejas ortodoxas orientais (pré-calcedonianas), da Igreja Vetero-católica e da Igreja Mariavita (Igreja Nacional da Polônia).
É por ser legado de tantas linhagens episcopais - e com todos documentos comprobatórios - que a Fraternidade tem a certeza da validade dos seus Sacramentos.

Le_Petit_Palais_-_Saint_Jean_l'évangéliste_-_16ème_siècle_-_001.jpg

O QUE É SUCESSÃO APOSTÓLICA?

Por que é importante que ela exista em uma comunidade independente?


Sucessão apostólica é uma doutrina da teologia católica que dispõe que os bispos católicos validamente ordenados estão em uma cadeia de consagrações, de bispo para bispo, que existe há dois mil anos.


A ideia central é de que o grupo original de discípulos de Jesus, os onze apóstolos (Judas Iscariotes já teria se suicidado nesse tempo), impuseram as mãos sobre outras pessoas e as consagraram epíscopos, pastores de suas comunidades.


Esses epíscopos consagraram outros impondo-lhes as mãos sobre a cabeça, e assim sucessivamente, até os dias de hoje.


É verdade que entre os judeus do século I tinham o costume de fazer oração intercessora dessa forma, impondo as mãos sobre a cabeça da pessoa, e que na época de Paulo já existia a figura do bispo. A dúvida que paira é: será que os apóstolos realmente consagraram todos os bispos da época, ou eles eram eleitos pela comunidade? Será que houve "quebra" dessa cadeia de iniciações, em algum período da história? Uma única "quebra" invalidaria a sucessão apostólica compartilhada pelo bispo que não foi validamente ordenado... e hoje teríamos linhas de sucessão inválidas e sem efeito sacramental. Essas são perguntas que talvez nunca tenhamos respostas satisfatórias.


A verdade é que a sucessão apostólica é importante na Igreja desde o século IV, no debate com os donatistas.


A teologia católica sustenta ainda que, independentemente da heresia ou cisma praticado pelo bispo, quando ele compartilha a sucessão apostólica na consagração de um outro bispo ou na ordenação de um presbítero ou diácono, ele o faz de forma válida e com efeito sacramental.


Se não fosse assim, as igrejas católicas romana e a ortodoxa não se reconhecia como válidas mutuamente, apesar de ambas considerarem uma a outra herética e cismática.


Outras linhas de interpretação na Teologia veem essa doutrina como mecânica e reducionista. Um bispo não se faz bispo da noite para o dia, através de uma consagração ritual. Para esses teólogos modernos, o bispo para ser eficaz precisa ser alguém qualificado pela sua própria comunidade, eleito por ela mesma. Na maioria das comunidades protestantes, um fiel torna-se "pastor", "bispo" através de sua competência pastoral. No entanto no protestantismo não existe as expectativas de validade sacramental que existe no catolicismo... trata-se de universos bastante diferentes, com legislação própria.


Entre as comunidades católicas independentes, muita coisa pode ser matéria de discordância. Mas geralmente todos creem na mesma coisa quando se trata de Igreja: a figura do bispo é central, e se validamente ordenado, ele é um sucessor direto dos apóstolos e os sacramentos que ele dispensa são eficazes.


As sucessões episcopais mais compartilhadas hoje no universo católico independente são: a de Carlos Duarte Costa, a de Pierre Martin Ngo Dihn Thuc e de Emmanuel Milingo. Os três foram consagrados bispos romanos e cismaram recentemente, então não paira muita dúvida em relação à sucessão apostólica deles e a validade das suas consagrações e ordenações pós-cisma.


É importante diferir o que é uma consagração válida e o que é uma consagração lícita.


A consagração de um bispo pode ser qualificada como: (1) Válida e lícita; (2) Válida e ilícita; (3) Inválida e lícita; (4) Inválida e ilícita.


As consagrações são válidas quando o bispo consagrante está realmente na sucessão apostólica da Igreja, ou seja, realmente bispos consagraram bispos ao longo de dois mil anos de forma ininterrupta, e isso chega até um ou mais de um dos 11 apóstolos de Jesus.


As consagrações são inválidas quando o bispo consagrante não está na sucessão apostólica, ou seja, houve uma "quebra" dessa corrente de consagrações sucessivas.


É lícito quando está de acordo com o Código de Direito Canônico de uma Igreja institucional


É ilícito quando não está de acordo com o Código de Direito Canônico de uma Igreja institucional.


Mesmo entre as Igrejas institucionais - entre a ICAR e a ortodoxa, por exemplo, as consagrações episcopais são vistas uma pela outra como válidas, mas não lícitas. Isso porque cada uma tem seu próprio Código de Direito Canônico, e cada igreja vê a outra a partir da sua própria legislação.


Ou seja, para a ICAR ou para a ortodoxa, uma consagração só é lícita quando feita de acordo com o que dispõe sua legislação.

O que as igrejas históricas não podem negar é que um bispo de uma comunidade independente é realmente um bispo, um depositário dos dons espirituais dados pelo Espírito Santo aos apóstolos, há dois mil anos atrás. E que tudo o que fazem sacramentalmente, fazem validamente.

o-sacramento-da-ordem.jpg

LINHAGENS APOSTÓLICAS DENTRO DA E.C.A

Igreja independente, apostólica e sacramental

Greco-melquita

Armênio

Igreja Assíria do Leste / Sucessão Assíria – Seleucia

Igreja Católica Apostólica ("Irvingismo")

Igreja Caldeana da Babilônia

Ortodoxo copta

Sucessão Jacobita / Ortodoxa Oriental de Antioquia

Igreja Episcopal Protestante Livre

Igreja Católica Nacional Mexicana

Igreja Católica Liberal - LCC

Anglicano

Bispos da Escócia

Vetero-Católica

Ordem Cristã, Ecumênica e Fraternal da Reunião Corporativa I

Ordem Cristã, Ecumênica e Fraternal da Reunião Corporativa II

Igreja Mariavita/ polonesa

Ortodoxo Russo I

Ortodoxo Russo II

Sucessão de Tiago, o Menor - Igreja de Jerusalem

Igreja "Jacobita" ortodoxa síria de Antioquia

Sírio-Galicana

 Sírio-Malabar

 Católica Armênia

 Sucessão ortodoxo grega

a-polemica-do-ofertorio-no-missal-de-paulo-vi.jpg

NA SUCESSÃO APOSTÓLICA DE:

  • Azer Youssef Atta, Papa Santo Cirilo VI de Alexandria ou Cirilo VI (nascido Azer Youssef Atta em 2 de agosto de 1902 - falecido em 9 de março de 1971) foi Papa e Patriarca da Igreja Ortodoxa Copta de 3 de maio de 1959 a 9 de março de 1971.

  • Anthony Peter IX Hassoun, Andon Bedros IX Hassoun (15 de junho de 1809 - 28 de fevereiro de 1884) foi um prelado otomano da Igreja Católica Armênia, que liderou a Igreja Católica do Rito Armênio como Patriarca da Cílica de 1866 a 1881; ele estava no centro de um cisma que durou de 1870 a 1879. Ele foi anteriormente arcebispo de Constantinopla dos armênios por vinte anos.

  • Mar Rowell Shimun XVIII, Mar Shimun XVIII Rubil (também Simon XVIII Rouel ou Rowil) serviu como o Católico-Patriarca da Igreja Assíria do Leste de 1861 a 1903, sucedendo seu tio Shimun XVII Abraão

  • Edward Irving (4 de agosto de 1792 – 7 de dezembro de 1834) foi um ministro religioso escocês e pai do movimento restauracionista que leva o seu nome.

  • Francis Valentine Woodhouse (14 de fevereiro de 1805- † 3 de fevereiro de 1901) foi um apóstolo das Congregações Católicas Apostólicas.

  • Mar Yousef VI Emmanuel II Thomas (8 de agosto de 1852 - 21 de julho de 1947) foi o patriarca da Igreja Católica Caldeana de 1900 até sua morte em 1947.

  • Antonio Francisco Xavier Alvarez (Goa, 29 de abril de 1836 - 23 de setembro de 1923) foi um padre da Igreja Católica Romana de Goa. Ele se juntou à Igreja Ortodoxa Síria malankara e foi elevado a Metropolitano de Goa, Ceilão e Grande Índia na Igreja Ortodoxa Síria malankara.

  • George David Cummins (11 de dezembro de 1822 - 26 de junho de 1876) foi um bispo anglicano americano e fundador da Igreja Episcopal Reformada.

  • Gerardus Gul (27 de outubro de 1847 - 9 de fevereiro de 1920) foi o décimo sétimo arcebispo de Utrecht de 1892 a 1920. Ele é conhecido por seu papel em ajudar as pessoas que mais tarde fundariam a Igreja Católica Nacional Polonesa nos Estados Unidos, bem como por consagrar Arnold Harris Mathew, o fundador e primeiro bispo da Antiga Igreja Católica na Grã-Bretanha.

  • Pedro José de Jesús Loza y Pardave - Arcebispo católico romano de Guadalajara, Jalisco, México

  • William Montgomery Brown (4 de setembro de 1855 - 31 de outubro de 1937), às vezes chamado de "Bad Bishop" Brown, foi um clérigo episcopal e autor. Brown, de Galão, Ohio,foi consagrado bispo da Igreja Episcopal, mas é mais lembrado como o primeiro bispo episcopal a ser julgado por heresia desde a Reforma, e o primeiro de qualquer credo na América a ser deposto para ensinamentos heréticos. Mais tarde tornou-se bispo na Antiga Igreja Católica.

  • Herbert James Monzani Heard - (Mar Jacobus II) (1866-1947) Bispo da Antiga Igreja Britânica e da Igreja Episcopal Protestante Livre. Bispo de Selsey. Quinto Patriarca da Antiga Igreja Britânica, Bispo Primus dos Livres Igreja Episcopal Protestante, Grão-Mestre da Ordem de São Tiago.

  • Arnold Harris Mathew (7 de agosto de 1852 - 19 de dezembro de 1919), foi o fundador e primeiro bispo da Antiga Igreja Católica Romana no Reino Unido e um notável autor de assuntos eclesiásticos.

  • Herman Adrian Spruit (Mar Adriano VII) (1911-1994) Bispo da Igreja de Antioquia.

  • Henry Alfonso Mary Carfora (Carmel Henry Carfora) (1878-1958) Primata Supremo da Antiga Igreja Católica Romana norte-americana.

  • Dominicus Agostino - Domenico Agostini (31 de maio de 1825 - 31 de dezembro de 1891) foi um cardeal e patriarca católico italiano.

  • Arsenios Saltas (1888-1955) - Bispo da Igreja Católica Ortodoxa Ortodoxa Grega Da América do Norte.

  • Michael Maria John Kowalski - Jan Kowalski, mais tarde conhecido como Maria Michał Kowalski (27 de dezembro de 1871 - 18 de maiode1942—foi um padre diocesano católico polonês que se tornou um líder religioso cismático e controverso inovador. Após a excomunhão de sua igreja, ele foi consagrado como bispo na Antiga Arquidiocese católica de Utrecht, estabeleceu a Antiga Igreja Católica das Mariavites na Polônia, subiu para ser seu arcebispo e morreu como mártir. Ele é venerado como um santo na Igreja Mariavite Católica.

  • Carlos Duarte Costa (Rio de Janeiro, 21 de julho de 1888 — Rio de Janeiro, 26 de março de 1961) foi um bispo católico excomungado pela Santa Sé e, posteriormente, fundador da Igreja Católica Apostólica Brasileira.

  • Aftimios Ofiesh (Nascido Abdullah Ofiesh , nascido em 22 de outubro de 1880 - 24 de julho de 1966),[2][3][4] foi um bispo ortodoxo oriental do início do século XX nos Estados Unidos, servindo como o sucessor imediato de São Rafael do Brooklyn sob os auspícios da Igreja Ortodoxa Russa.

  • Andrew Charles Albert McLaglen (1851-1958) Também conhecido como Andries Caarel Albertus McLaglen Bispo de Claremont. Quarto Patriarca da Antiga Igreja Britânica. Em 1919, McLaglen sucedeu James Martin como chefe da Igreja Episcopal Protestante Livre / Igreja Britânica Antiga / Eclesia Episcopal Nazareno / Igreja Católica Armênia Unida.

  • Boutros Ibn Salmo Mesko Moran Mor Inácio Pedro IV (1798 - 8 de outubro de 1894), também conhecido como Inácio Pedro III, foi o Patriarca de Antioquia, e chefe da Igreja Ortodoxa Síria de 1872 até sua morte em 1894. Ele é considerado por muitos como o arquiteto da igreja moderna.

  • Joseph René Vilatte (24 de janeiro de 1854 - 8 de julho de 1929), também conhecido religiosamente como Mar Timotheus I, foi um líder cristão franco-americano atuante na França e nos Estados Unidos. Ele foi associado a várias denominações cristãs antes de sua ordenação como padre por um bispo da Igreja Católica Cristã da Suíça (CKS) a pedido de um bispo da Igreja Episcopal (EUA) para servir em uma diocese episcopal. [4] Eventualmente, ele se reconciliou com a Igreja Católica Romana e voluntariamente entrou sob um voto solene de abjuração.

  • Paolo Vescovo Miraglia-Gulotti (22 de março de 1857 - 25 de julho de 1918) foi um bispo excomungado para igrejas católicas independentes no Reino da Itália e nos Estados Unidos e foi o líder da Igreja Católica Nacional Italiana.

  • Frederick Ebenezer John Lloyd (1859 - 1933) foi um bispo católico independente da Igreja Católica Americana. Ele nasceu em Milford Haven, Gales.

  • Mar Elia Johannan Mellus - (Mar Elia Johannan Mellus) (1831-1908) Bispo da Igreja Católica Caldeana.

  • Hugh George de Willmott Newman (17 de janeiro de 1905 - 28 de fevereiro de 1979) foi um bispo católico independente. Ele era conhecido religiosamente como Mar Georgius I e trazia os títulos, entre outros, de Patriarca de Glastonbury, Católicos do Ocidente, e sexto Patriarca Britânico. Ele foi o chefe do Católico do Ocidente desde que se tornou bispo, em 1944, até sua morte em 1979.

  • Paul Asdvazadourian (Gritor Petros VIII) (1788-1866) Bispo da Igreja Católica Armênia de Kilikia.‎

  • Anthony Joseph Aneed (Antonius José I) (1881-1970) Natural de Antoun Anid. Bispo da Igreja Universal Bizantina (Católica) e Ortodoxa das Américas.

✠ DA PACEM DOMINE ✠

©2023 Igreja Católica Apostólica do Grande Priorado da Terra de Santa Cruz.

bottom of page