
SEMINÁRIO SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Tripé da formação teológica na nossa comunidade: Fundamentos de Teologia, História e Tradição Beneditina e Místicos e Doutrinas Espirituais.
Bacharelado Livre em Teologia
Online
Formação Semanal na forma de palestras feitas pelo Googlemeet.
Curso livre
Ao final, o seminarista recebe um certificado de conclusão (título de bacharelado eclesiástico) com registro individual na RDA Biblioteca Nacional.
Gratuito
Nenhuma mensalidade é cobrada dos candidatos.
Sobre o Seminário
O Seminário Teológico São Bernardo de Claraval (S.B.C.) oferece um programa de ensino a distância de dois semestres para a Ordenação ao Sacerdócio Apostólico na comunidade.
O programa de formação do Sacerdócio que oferecemos é criado internamente e projetado apenas para uso pela E.C.A.. Destina-se apenas àqueles que desejam buscar uma vocação com a E.C.A.. Não é um programa convencional baseado na faculdade, nem é reconhecido ou endossado por qualquer outra organização, religiosa, educacional ou governamental.
Em seu cerne, o Programa de Formação existe para fornecer a base básica que exigimos para aqueles que procuram servir no clero da E.C.A. antes de serem ordenados (que acontece ao final de um ano e meio de estudos). Não se destina a programa para quem busca um programa geral de educação religiosa (curiosos) e nem é destinado àqueles que buscam uma jornada acadêmica.
Além de fornecer uma formação mínima, é um momento de reflexão e avaliação mútuas, a fim de auxiliar na melhor definição e desenvolvimento da vocação do seminarista individual.
Fundamentos de Teologia
História e Tradição Beneditina
Místicos e Doutrinas Espirituais
Requisitos para a admissão ao Seminário Teológico Virtual
Requisitos para a admissão no programa de formação do “Seminário Teológico São Bernardo de Claraval”:
-
Ser maior de 18 anos
-
Saber ler, escrever e interpretar textos com proficiência (não exigimos um nível escolar específico)
-
Ter condições financeiras de autossustento (a coleta de dízimo pelos nossos clérigos em nome da Fraternidade é expressamente proibida)
-
Ter acesso ao computador ou smartphone com internet
-
Ter a possibilidade de fazer uma viagem por ano (isso acontecerá entre duas e três vezes) para a cidade de Dois Córregos, em São Paulo – para a ordenação diaconal, presbiteral e episcopal, bem como providenciar a estadia durante dois dias na cidade (hotel, hostel, pousada, etc), alimentação e transporte
-
Ter entre uma e duas horas diárias para dedicação à vida espiritual (estudos e oração)
-
Ter condições de adquirir (comprar pronto) ou confeccionar os objetos litúrgicos, insumos e paramentos que serão solicitados durante o programa (será solicitado um ou dois itens por mês, sendo que o candidato ficará responsável por comprar em loja de sua preferência ou ele mesmo confeccionar em casa)
-
Ter um espaço em sua casa para erigir sua capela particular (mais ou menos de 1,5 m x 1,5 m) – podendo ser um cômodo separado para essa finalidade, o canto de um quarto, de uma sala, etc. Um lugar limpo e digno, onde poderá celebrar os rituais com privacidade e sem interrupções.
-
Pessoas que coabitam com o cônjuge (no sentido de manter relações afetivo sexuais com este) e que não são casados na Igreja Católica (seja ela romana, anglicana, ortodoxa ou oriental), é fortemente sugerido que regularizem seu estado através do sacramento do Casamento, antes de receber a ordem diaconal.