
LITURGIAS EM USO PELA E.C.A.
Nossa comunidade tem apreço às liturgias históricas do cristianismo tanto do ocidente, quanto do oriente, e não fazemos acepção de nenhuma das tradições.
Na E.C.A., os padres e bispos gozam de certa liberdade na opção do Rito que usarão em suas práticas espirituais- tanto particulares, quanto nas celebrações públicas. Mantemo-nos atentos, no entanto, para não fazer uso de nenhum rito atual de nenhuma instituição católica. O objetivo aqui é evitar rusgas com os líderes religiosos locais, bem como não causar confusão na comunidade em geral, induzindo pessoas à participar de nossas liturgias acreditando que se trata de uma das paróquias de uma diocese romana, ortodoxa, anglicana etc., que é de sua frequência habitual.
Sendo assim, usamos liturgias históricas ou pelo menos que são tão antigas que nenhuma instituição hoje possa afirmar que se trata de um rito ou ritual que os únicos que possam usá-los são seus próprios clérigos.
Nossos paramentos também são diferentes dos em uso por essas igrejas em algum detalhe, de forma que na soma de todas essas características diferentes, somos uma igreja completamente distinta de qualquer outra...até por usar simultaneamente ritos e rituais ocidentais e orientais.
Outra característica que nos distingue é o uso de todos os ritos no vernáculo (português), ao invés do latim, do grego ou do siríaco.
Em relação às versões da Bíblia Sagrada, usamos tanto católicas quanto protestantes - acreditando que existem excelentes traduções de ambos os lados.